Constitui objeto da Organização a implementação de ações de promoção, informação, divulgação e apoio ao Movimento Slow enquanto projeto internacional de valorização e dignificação dos valores e atitudes associados a um ritmo de vida brando, ao usufruto do tempo que temos e ao seu uso em prol de um Desenvolvimento Sustentável e Solidário, do bem-estar e qualidade nas diferentes vertentes da vida. A atitude slow não pretende ser lenta mas sim lutar por um equilíbrio no ritmo de vida que não seja tão brando que caia na estagnação mas que também não seja tão frenético e excessivo como o ritmo que caracteriza as sociedades modernas com todas as consequências que daí advém. O modo de estar slow é uma atitude transversal que pode aplicar-se à vida em geral desde a saúde e ambiente, à alimentação, à família, ao trabalho, ao lazer, à educação, à vida nas cidades e comunidades, à igualdade de género, e à luta contra as discriminações e contra a pobreza, valorizando a restauração do equilíbrio, dos ritmos biológicos, dos laços sociais e dos valores essenciais do ser humano.

Mais informações em: